segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Os salários das séries de Hollywood

Já há alguns anos, graças aos fieis seguidores que aguardam uma semana inteira para um novo episódio de sua série favorita, com seu ator/atriz favorito(a), o elenco de um seriado de muito sucesso chega a ganhar mais de U$100 mil por episódio (isso mesmo, episódio!). É claro que este valor exorbitante depende muito da carreira da pessoa (o quão ela é famosa, ou não), da audiência do programa, do destaque do personagem, entre outras variantes. Nesta pequena matéria, listei séries de sucesso norte-americanas com os respectivos salários de seus elencos. Espero que encontre sua série favorita, e conheça mais sobre o que acontece em seus bastidores. Vale lembrar que, na maioria das vezes, são acrescentados à estes salários, lucros de audiência e de produtos derivados dos seriados, como jogos, itens exclusivos, DVDs e Blu-Rays. Confira:


Two and a Half Men
Temporadas: 10 (ativa)
A série, durante oito temporadas, retratou dois irmãos, Alan e Charlie - que não poderiam ter personalidades mais diferentes -, e o filho de Alan, Jake, começando a viver juntos na casa de praia de Charlie em Malibu. A série fez tanto sucesso que entrou permanentemente no Top 3 da audiência das séries de comédia norte-americanas. Angus T. Jones, o garoto que interpreta Jake, foi considerado em maio de 2010 o ator mirim mais bem pago de Hollywood, chegando a ganhar U$300 mil por episódio. Já Jon Cryer, o Alan, ganha hoje U$600 mil. Mas é claro que nenhum destes salários chegou aos pés do milionário Charlie Sheen, que acabou se tornando a grande estrela do seriado. Sheen recebeu U$1.250.000 por episódio em sua última temporada, que teve apenas 16 episódios. Porém, a frente das câmeras não retratava fielmente o que acontecia por trás delas (com exceção dos problemas com álcool, que os dois Charlies, tanto o da ficção quanto o real, compartilhavam). Após inúmeras polêmicas com os produtores da série, a Warner Bros. demitiu sua estrela principal e contratou em seu lugar o astro do cinema Ashton Kutcher (de Efeito Borboleta).


A trama toda foi modificada para que um novo personagem fosse incluído, e mesmo com um início promissor (o primeiro episódio da nona temporada conseguiu 28 milhões de espectadores), logo a audiência caiu tanto que foram retratadas as menores baixas de audiência do programa, que chegou agora em sua décima temporada, onde Kutcher recebe aproximadamente U$725 mil por episódio.


The Big Bang Theory
Temporadas: 6 (ativa)
Em sua primeira temporada, que foi transmitida entre 2007 e 2008, The Big Bang Theory ficou em 59° no ranking de audiência da TV estadunidense para alcançar o topo em sua quinta temporada em 2012. A série retrata a vida de Sheldon, Leonard, Penny, Howard e Raj, jovens moradores de Pasadena, no estado da Califórnia. Os garotos são nerds que frequentam eventos geeks, lojas de quadrinhos e se reunem para jogar e assistir a sessões de Star Wars. Penny é a vizinha que todo homem gostaria de ter. Bonita, engraçada e carismática, é totalmente o oposto dos garotos, mas isso não impede que um forte laço de amizade seja criado entre eles. Não demorou para que Sheldon, interpretado pelo então novato Jim Parsons, acabasse se destacando com uma personalidade irreverente, totalmente fora de qualquer parâmetro ao qual possa ser comparado. Porém, até a terceira temporada, os três principais, Parsons (Sheldon), Kaley Cuoco (Penny) e Johnny Galecki (Leonard), ganhavam, respectivamente, U$40 mil, U$60 mil e, também, U$60 mil. O motivo de Parsons ter um salário reduzido era que, ao contrário de Cuoco e Galecki, não era reconhecido no ramo, enquanto seus amigos já haviam participado de outros seriados. Porém, após se unirem para que o salário aumentasse, os três conseguiram um acordo de U$200 mil por episódio, sendo que este salário aumentaria em U$50 mil por temporada. Hoje eles ganham U$300 mil cada, já que o seriado se encontra na sexta temporada.


Após verem seus colegas de elenco ganharem um aumento, foi a vez de Simon Helberg (Howard) e Kunal Nayyar (Rajesh) assinarem um novo contrato. Simon, que, assim como Parsons, ganhava U$40 mil, passou a ganhar aproximadamente U$120 mil, enquanto Nayyar passou de U$25 mil para U$75 mil por episódio. Entre a terceira e a quarta temporada, duas novas personagens foram incluídas na trama: Amy Farrah Fowler (Mayim Bialik) e Bernadette Rostenkowski (Melissa Rauch). Não se sabe corretamente quanto cada uma ganha, mas com certeza deve ser um valor abaixo dos outros cinco integrantes do elenco. 


House
Temporadas: 8 (finalizada em 2012)
A série médica tem como protagonista o Dr. Gregory House, um nefrologista e infectologista excêntrico e muitas vezes nada ortodoxo, e se passa na cidade de Princeton, em New Jersey. A série é protagonizada pelo brilhante ator britânico Hugh Laurie, que venceu dois Globos de Ouro por sua interpretação. Em sua última temporada, o salário de Hugh passou a ser de U$700 mil por episódio - um dos maiores para uma série de drama, sendo que em 2008 ele ganhava "apenas" U$300 mil.


Desperate Housewives
Temporadas: 8 (finalizada em 2012)
A série, que estreou em 2004, fez um enorme sucesso no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Passada na rua Wisteria Lane, na cidade fictícia de Fairview, a trama gira em torno de vizinhas em comum, que vivem em meio a diversas tragédias e segredos. Antes do início da oitava e última temporada do seriado, as protagonistas Marcia Cross, Teri Hatcher, Eva Longoria Parker e Felicity Huffman fecharam um acordo com os produtores de U$400 mil cada uma por episódio, sendo que a temporada teve 23 episódios. Tentador, não é? Em 2008, elas ganhavam U$200 mil por episódio, e na primeira temporada, aproximadamente U$20 mil.


Glee
Temporadas: 4 (ativa)
A série, relativamente nova, estreou em 2009 e logo se tornou um sucesso. Embora hoje muitos achem que já passou o tempo do seriado, cada vez mais novos fãs vão se juntando aos "veteranos" para acompanhar a série que trouxe de volta os musicais para a TV, na pele de jovens cantores. Embora não haja um protagonista oficializado, a atriz Lea Michele, intérprete da Rachel, sempre foi uma das mais destacadas na série. Porém, o salário é bem abaixo da linha comum dos demais artistas da TV que fazem sucesso. Em 2010, a informação era de que ela ganhava U$40 mil por episódio, mas que, dois anos depois, ganhou um aumento e passou a ser U$75 mil. Já entre os demais integrantes do grupo, apenas Jane Lynch (Sue Sylvester) e Matthew Morrison (Will Schuester) tiveram seus salários revelados, ainda em 2010. Lynch ganhava na época U$50 mil por episódio, enquanto Morrison U$30 mil.

Friends
Temporadas: 10 (finalizada em 2004)
Uma das mais famosas séries de TV dos EUA, e considerada por muitos a melhor sitcom de comédia já feita, chegou até mesmo a pregar impactos culturais no país. Alguns usos de adjetivos e advérbios específicos utilizados pelo elenco passaram a ser também mais utilizados pelo público, como o "so" no lugar de "very, many, etc.". A frase cantada de Joey, "How you doin'?", tornou-se uma gíria bastante comum, e o corte de cabelo de Rachel, chamado de The Rachel, foi um dos mais copiados de todo o mundo. Se mesmo assim você não acredita no sucesso de Friends, com certeza vai ficar de boca aberta ao descobrir o salário dos seis protagonistas. Na primeira temporada, em 1994, segundo o Los Angeles Times, os seis protagonistas ganhavam U$22.500 por episódio. Já na segunda, os salários passaram a ser diferentes (variando de U$20 mil a U$40 mil), sendo que Jennifer Aniston (a Rachel) e David Schwimmer (Ross) eram os que mais ganhavam. Porém, logo após o término desta temporada, a partir de uma negociação conjunta, os salários de todos passaram a ser iguais e foram aumentando conforme os anos passavam. Segundo o USA Today, em 2000 o contrato passou a ser de U$750 mil por episódio cada um dos seis, para, em 2002, faltando duas temporadas para o final do show, eles começarem a ganhar U$1 milhão por episódio. Fazendo as contas, a nona e a décima temporada, juntas, garantiram U$42  milhões para cada integrante do elenco principal. Isso tudo sem contar as taxas dos derivados da série, como produtos exclusivos, e também royalties dos sindicatos.



Lost
Temporadas: 6 (finalizada em 2010)
Um dos maiores sucessos da televisão desta década, Lost foi um fenômeno mundial: deu o que falar! A história original e curiosa gerou fãs sedentos por novidades pelo mundo inteiro. O elenco se tornou, do dia para a noite, estrelas de Hollywood de primeiro escalão. A primeira mudança de contrato foi em 2006, quando o elenco principal teve uma remuneração que variou de U$20 mil a U$40 mil por episódio. Além disso, Matthew Fox recebeu um bônus de U$250 mil. Já em 2008, vazou a informação de que a ABC estava, sigilosamente, em negociação para aumentar o salário de Fox e de Evangeline Lilly, que nesta época já ganhavam U$150 mil por episódio. O boato se espalhou e logo os agentes do restante do elenco também começaram a pedir renegociações, que foram realizadas no valor de aproximadamente U$90 mil por episódio, enquanto Fox conseguiu U$225 mil. Não se sabe se Evangeline conseguiu a remuneração.


Grey's Anatomy
Temporadas: 9 (ativa)
Outra série médica de sucesso, Grey's Anatomy tem como protagonista a Dra. Meredith Grey, mas isso não impede de que os intérpretes de outros personagens ganhem tão bem quanto Ellen Pompeo. Tanto ela, quanto Sandra Oh (Cristina Yang) e Patrick Dempsey (Derek Shepard), tiveram um aumento de U$100 mil em 2012, passando a ganhar U$350 mil por episódio. Em 2008, Pompeo ganhava U$200 mil. A série se passa no hospital cirúrgico fictício Seattle Grace, em Washington.

NCIS: Naval Criminal Investigative Service
Temporadas: 10 (ativa)
A série tem como foco um Serviço de Investigação Criminal que investiga crimes relacionados à Marinha dos Estados Unidos e aos fuzileiros navais. Em 2010, havia boatos de que todo o elenco estava negociando o contrato para um aumento de salário, embora nenhum número tenha sido informado na época. Em 2012, foi divulgado que Mike Harmon, que interpreta o líder da equipe, Jethro Gibbs, ganha U$500 mil por episódio, contra U$375 mil que ganhava dois anos antes. Ainda seguindo informações de 2010, o ator Michael Weatherly, intérprete de Anthony DiNozzo, ganhava U$125 mil por episódio. Este é o mesmo valor que parecem ganhar LL Cool J e Chris O'Donnell, que participam da outra versão do seriado, o NCIS: Los Angeles.

CSI
CSI - Crime Scene Investigation: 13 temporadas (ativa)
CSI - NY: 9 temporadas (ativa)
CSI - Miami: 10 temporadas (finalizada em 2012)
Este formato de série policial é um dos mais famosos atualmente. CSI: Crime Scene Investigation, junto com suas duas spin-offs, foram três das maiores audiências dos EUA, embora CSI: Miami tenha sido cancelada no ano passado. Em 2010, o TV Guide divulgou informações sobre o salário de alguns dos atores das séries. Laurence Fishburne, de CSI, recebia U$350 mil por episódio. Porém, o ator, que permaneceu na série por duas temporadas e meia, abandonou a série em 2011 para se dedicar novamente ao cinema. Em seu lugar, foi contratado Ted Danson, que fechou o contrato em U$225 mil por episódio. Ainda na mesma série, a atriz Marg Helgenberger, intérprete da detetive Catherine Willows, também deixou o show em 2012, após 12 anos no papel. Em 2010, ela recebia U$375 mil por episódio. Outro que saiu da série, mas em 2008, foi William Petersen, o Gil Grissom, que recusou uma oferta de U$600 mil por episódio.


Já em CSI: NY, o protagonista Gary Sinise, intérprete de Mac Taylor, ganhava em 2010 o valor de U$275 mil por episódio. Enquanto isso, em CSI: Miami, David Caruso - dois anos antes do cancelamento da série - tinha o contrato fechado em U$375 mil por episódio.


Law & Order: SVU
Temporadas: 14 (ativa)
Outra série policial que faz um sucesso estrondoso nos EUA e no mundo é a Law & Order: SVU, série que retrata a Special Victims Unit, que trata de crimes sexuais. A série fez de seus protagonistas grandes nomes da TV americana. Porém, em 2011, Christopher Meloni (Elliot), que, assim como Mariska Hargitay (Olivia), ganhava U$395 mil por episódio, decidiu deixar a série após se recusar a um corte de salário. Ela continuou, mas seu salário caiu para U$350 mil por episódio.


Modern Family
Temporadas: 4 (ativa)
Uma das comédias mais ousadas dos últimos anos, Modern Family mostra a rotina de uma família bem contemporânea com um elenco excepcional, que ontem mesmo ganhou o SAG Awards de Melhor Elenco em Comédia. O seriado, que estreou em 2009, pagava o valor de U$65 mil por episódio ao seu elenco adulto. Porém, em 2012, após vários prêmios e uma ótima audiência, cinco dos integrantes entraram com um processo para um reajuste de salário. Assim sendo, em julho de 2012, o salário de Sofia Vergara, Eric Stonestreet, Jesse Ferguson, Ty Burrell e Julie Bowen passou a ser de aproximadamente U$170 mil por episódio. Logo após essa decisão, foi a vez das crianças receberem um reajuste, com exceção da pequena Aubery. Em agosto de 2012, Nolan Gold, Sarah Hyland, Rico Rodriguez e Ariel Winter passaram a ganhar U$70 mil por episódio.


Informações extras: outras séries que se tornaram cult também desembolsaram uma boa grana para manter seu elenco. Em Seinfeld, o ator Jerry Seinfeld recebeu uma oferta de U$5 milhões por episódio para permanecer na série, mas ele surpreendentemente recusou, fazendo com que os produtores cancelassem o show. Já em Everybody Loves Raymond, Ray Romano ganhou U$2 milhões por episódio para realizar uma última temporada.


Outros salários (por episódio, em 2012):
Tina Fey (30 Rock): U$350 mil
Simon Baker (The Mentalist): U$300 mil
Alec Baldwin (30 Rock): U$300 mil
Dan Castellaneta, Julie Kavner e Yeardley Smith (The Simpsons): U$300 mil
Michael C. Hall (Dexter): U$295 mil
Jon Hamm (Mad Men): U$250 mil
David Boreanaz (Bones): U$225 mil
Kiefer Sutherland (Touch): U$225 mil
Kevin Bacon (The Following): U$175 mil
Lucy Liu (Elementary): U$125 mil
Stephen Amell (Arrow): U$30 mil


Fontes: TV Guide, Wikipedia, Hollywood Reporter.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do café? Comente!